Abas/ guias

12 de set. de 2012

Resenha de "DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA AO IMPERIALISMO" - Cap. 6 a 10

HOBSBAWM, E. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. Forense, RJ, 1978, Cap 6 a 10


Os trechos em destaque da obra de Hobsbawn revelam o que autor denominou ser a segunda fase da industrialização britânica, amplamente difundida, ou popularmente conhecida como Segunda Revolução Industrial, entre os anos 1840-1895. O período ficou assim conhecido por revelar as drásticas mudanças de caráter científico-tecnológico, de processos produtivos padronizados e de escalas de produção jamais vistas na história, notadamente nas indústrias pesada, de carvão, ferro e aço, que juntas serviram para revolucionar os meios de comunicação e transportes utilizados na época.

Com a crescente demanda para aquisição de bens de capital advinda das outras economias mundiais, o cenário foi propício para que os investidores ingleses transferissem suas poupanças privadas para financiar a ampliação da "mania ferroviária" (1835-1847) às economias mundiais sob sua influência. Ao passo que o feito ampliava a oferta de trabalho à "massa" de mineiros, agricultores e operários industriais ingleses, os movimentos proletários como o socialismo primitivo e o cartismo pareciam enfraquecer-se, ou mesmo desapareceram. A Inglaterra contava, agora, com uma classe de proletários disposta a aceitar a proposta do laissez-faire e preocupada com a melhoria dos seus rendimentos antes que mesmo seus ideais.

Após estrondosa expansão da corrente do comércio internacional entre meados da década de 1850 e início de 1870, a Inglaterra deparou-se com a chamada "Grande Depressão" (1873-96), marcada pela perda da sua hegemonia mundial para EUA e Alemanha, que passam a concorrer e proteger suas economias das mercadorias britânicas. O "imperialismo" frente as colônias "formais" e "informais" foi a forma encontrada pelos ingleses para tentar assegurar sua soberania mundial e, a rigor, a Inglaterra utilizou sua supremacia naval para impor e continuar a exportar seus produtos a toda parte do mundo. A piora dos termos de troca dos seus produtos frente aos importados tornou sua economia cada vez mais dependente do que consiste à parte "invisível" do seu balanço de pagamentos, ou o que atualmente chamamos Balanço de Serviços, Rendas e Transferências Unilaterais Correntes. A indústria naval de ferro e aço a vapor inglesa foi a última em ascensão, porém, também não foi capazes de assegurar sua soberania na nova ordem mundial.

5 comentários:

  1. existe a 6 revoluçao industrial

    ResponderExcluir
  2. " os movimento operários como socialismo primitivo e cartismo enfraqueceram ou desapareceram..." aonde isso? o socialismo cientifico só ganhou força nesse período, o que dizer da primavera dos povos em 1948? e os partidos comunistas só cresceram e em 1917 a revolução eclodiu na Rússia, sua resenha ou é tendenciosa ou mentirosa, prefiro pensar que voçê é burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. * primavera dos povos 1848 = revoluções que aconteceram em cadeia em vários países da europa, e não vingou por falta de unidade e organização entre os comitês revolucionários.

      Excluir
    2. Desrespeitosa sua maneira de pôr sua opinião.

      Excluir
    3. Desrespeitosa sua maneira de pôr sua opinião.

      Excluir