Abas/ guias

19 de set. de 2012

Resenha de "A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ALEMANHA"

BORCHARDT, K. La revolución industrial en Alemania 1700-1914, in CIPOLLA, C. Historia Económica de Europa: primera parte. Barcelona: Ariel, v. 4, 1987.


            Apesar da característica da Revolução Industrial ser semelhante nos diferentes países que a revelaram entre as décadas de 1780 e 1870, todas as quais acompanhadas por revoluções demográficas, agrárias e tecnológicas, o mesmo seria impossível ser dito sobre a forma e o momento em que cada qual surgira na sua própria região. Na análise de Borchardt sobre o caso alemão, o autor não só tem o objetivo de revelar ao leitor as particularidades do fenômeno que ocorrera tardiamente nesse país, notadamente no que diz respeito aos seus condicionantes históricos, geográficos e estratégicos, a contar do século XVIII, bem como os aspectos mais relevantes no que diz respeito a cada uma das três fases da sua industrialização (1850-1873; 1874-1895; 1896-1914), sem que deixe de mencionar o período pré-industrial (1815-1849).

Conforme os critérios usados pelo autor para admitir tal periodização, não havia antes de 1850 na Alemanha os elementos necessários para que o país revelasse sua inserção na nova "economia de mercado" impulsionada por seus vizinhos britânicos. Pelo contrário, a falta de uma unidade econômica e política, que só foram conquistadas em 1834 e 1871, respectivamente, a partir da união aduaneira derivada da noção de uma cultura nacional alemã e da construção de estradas de ferro que ligavam pontos em toda a região, tornaram-se verdadeiras barreiras ao seu desenvolvimento nascente e levaram ao lento progresso da industrialização nas primeiras décadas do século XIX.

O início do putting out system, como ficou conhecido o processo de produção industrial alemão, deve-se também à emancipação do trabalhador servil em assalariado. Após o decreto de Stein, em 1807, houve aumento da oferta de trabalho barato à indústria nascente, situada com baixo nível, ou progresso técnico. Não obstante, esse aparente atraso foi, na realidade, uma oportunidade para o avanço da sua industrialização a partir dos anos 1840, quando o capital das sociedades anônimas direcionou-se à indústria de bens de capital, mais moderna do que a dos concorrentes ingleses. Mas mesmo que o progresso técnico só tenham ocorrido, em grande parte, após os anos 1850, por que não considerar a Revolução Industrial nesse país à partir do putting out system, momento em que o sistema de produção já demonstrava-se ser claramente capitalista?

2 comentários: