Abas/ guias

5 de mai. de 2011

O marketing - Parte 8: as ferramentas da web e o plano de mídia

As ferramentas de comunicação on line disponibilizadas via web, como MSN, Skype, Google Talk são uma boa opção para atendimento ao cliente, pois possibilitam comunicação instantânea e gratuita. Ela representa ao cliente a opção de um canal de atendimento avançado, que lhe permite entrar em contato com a empresa estando no seu ambiente virtual. Já à empresa há redução do custo mensal de telefonia, além da agilidade e eficiência da comunicação.

Já as redes sociais na web são sites onde as pessoas cadastram e registram seus dados pessoais com o objetivo de relacionar-se com outras pessoas, publicando fotos, desenvolvendo conteúdo, enviando mensagens e criando listas de amigos. São, de modo geral, sites construídos para possibilitar a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos.

As redes sociais são caracterizadas pelo relacionamento continuo entre os integrantes e as comunidades, o que garante uma forte capacidade de propagação da informação. A presença da empresa nesses ambientes é uma forma de estreitar relações com o consumidor, por meio de informações sobre ofertas, promoções e lançamentos.

As principais redes sociais encontradas na web são: Facebook,Twitter, LinkedIn, blogs e o YouTube. Elas possuem grande visibilidade, pois os seus integrantes criam conteúdos de forma ativa, especialmente sobre experiências de consumo.

São mensagens de recomendações e retaliações que influenciam os hábitos de consumo dos seguidores. Antes de adquirir produtos e serviços, os e-consumidores buscam experiências de outros consumidores nas redes sociais.

Por isso cabe a empresa estar presente nas redes sociais gerando informações que possibilitem uma impressão positiva da sua imagem, marca e mercadorias, além do monitoramento de possíveis veiculações de experiências negativas de consumo.


Links patrocinados

O Google AdWords é uma ferramenta de publicidade que possibilita ao usuário criar e gerenciar suas campanhas. Os anúncios publicitários desta ferramenta são denominados de links patrocinados, que são visualizados junto aos resultados da busca orgânica realizada no Google.

O anunciante paga apenas quando um usuário clica no anúncio após buscar as palavras-chave elegidas. O custo por clique (CPC) é determinado por meio de um leilão constante. A empresa define quanto quer pagar por cada clique, e quem oferecer mais pelo clique aparece em melhor posição. Assim se justifica a variação dos custos entre as palavras.


Compras coletivas

O conceito de compra coletiva surgiu nos Estados Unidos, em 2008, e chegou ao Brasil no início de 2010. Tais sites oferecem descontos em produtos e serviços que só serão válidos depois de atingirem um número mínimo de interessados.

Neste modelo de negócio o objetivo é ganhar escala e vender o mesmo artigo ao maior número possível de pessoas num espaço curto de tempo e oferecendo o menor preço possível. Como intermediários na venda, os sites levam uma comissão de 30% a 50% da conta a ser paga pelo cliente.

O mercado de compras coletivas avança no Brasil em velocidade superior à qualquer outro negócio na internet. Estima-se que haviam 4 milhões de brasileiros cadastrados nos sites de compras coletivas em 2010 e a previsão para o final de 2011 é de 20 milhões. Atualmente o mercado é dominado pelas marcas ClickOn, Peixe Urbano, GrupOn e Imperdível, com 80% da fatia de mercado.

Segundo o relatório WebShoppers, elaborado pela consultoria E-bit em março de 2010, 61% dos mais de 1 milhão de consumidores virtuais entrevistados disseram conhecer o conceito de compras coletivas. Destes, 49% afirmam já ter comprado alguma oferta até hoje. Entre os consumidores que tiveram experiências com compras coletivas, 82% pretendem voltar a consumir por esse canal nos próximos três meses. O grau de satisfação também foi medido pelo estudo, sendo que 74% dos entrevistados afirmaram estar no mínimo satisfeitos, 11% disseram estar insatisfeitos com os sites de compras coletivas.


Plano de mídia

Conhecendo os canais para veiculação das mensagens sobre os diferenciais competitivos da empresa e suas mercadorias ao público-alvo, resta ao empreendimento elaborar o seu plano de mídia. Este plano consiste no planejamento orçamentário dos investimentos necessários a realização de ações de promoção e comercialização, baseadas no tipo de mensagem a ser entregue. 

Um plano de mídia deve ser construído por cada empresa, a fim de organizar o uso de todas as ferramentas disponíveis, sendo a maior parte delas de baixo custo e até mesmo gratuitas, como no caso das redes sociais na web. As empresas que souberem aproveitar estas oportunidades sairão na frente consolidando-se como referenciais na sua região de atuação. O marketing realmente é interessante, atual e surpreendente. Fico feliz em ter estudado a seu respeito podendo dividir um pouco deste grande conhecimento aqui no Ideia Econômica.

Um abraço.

Rodrigo

Um comentário:

  1. Gostei muito do conteúdo.
    Sao informações que necessito, e é bom encontra-las neste formato.
    Agradecida demais!!
    Pitá

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