Abas/ guias

17 de abr. de 2011

O marketing - Parte 1: a criação do valor.

O avançado processo de gestão empresarial nos dias de hoje tem como forte marca a sofisticação das ferramentas de marketing empresarial, estudadas com profundidade e redesenhadas com grande velocidade. O advento da internet de banda larga e seu potencial de interação junto às redes sociais na web têm permitido a obtenção de resultados eficientes e de baixo custo às empresas, principalmente às micro e pequenas. Em 2010, consumidores movimentaram cerca de R$ 15 bilhões pela web, uma alta de 40% sobre 2009, segundo a consultoria e-Bit.

O marketing é uma ferramenta que tem origens em práticas de comunicação estratégica, bem como na propaganda, que surgiu com a existência dos regimes totalitários de Hitler e Stalin. Hoje em dia, as novas exigências e interesses sociais, como o cuidado com o planeta e a sustentabilidade, tem exigido dos profissionais da área o desenvolvimento de soluções inovadoras – como o marketing 3.0 – que empolgam e respeitam o interesse do consumidor.



Cartaz nazista de Mjölnir, referência entre os designers nazista com o dizer "Socialismo Nacionalista: o Espírito de Organização da Nação"exaltando o olhar dos soldados para o futuro, e as versões da propaganda soviéticas e norte-americana. 


Marketing econômico
O marketing é estudado na economia industrial como ferramenta de apoio à tecnocracia empresarial – conjunto de profissionais da firma com autonomia para a tomada de decisões – servindo para estimular e introduzir novos hábitos de consumo à população. Ele está baseado, neste sentido, nos processos de promoção e comercialização de uma mercadoria.

A promoção tem por finalidade incentivar o público-alvo a conhecer os produtos e serviços da empresa, por meio das informações sobre preços, formas de pagamento, e demais diferenciais competitivos agregados à mercadoria. Já a comercialização foca nas medidas para vincular o público-alvo a empresa, transformando o seu desejo em ato efetivo de compras.

Segundo a definição de 2005 da American Marketing Association, "marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles para que beneficie a organização e seu público interessado".

Criação de valor em marketing
No marketing, diferente da teoria do valor de uso e troca usualmente encontrada na Economia, o valor de um produto ou serviço é composto pela criação da utilidade percebida pelo consumidor, ou seja, pelos benefícios entregues ao cliente em relação à quantia real que está disposto a pagar pela mercadoria, ou, ainda, à satisfação da sua necessidade mediante ao esforço em adquiri-la.

Para criar valor na ótica do cliente, a empresa deverá entender quais são os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) do seu negócio. Isto é, os aspectos relevantes que orientam o posicionamento do produto no mercado e a conduzem à competitividade. Os FCS tradicionalmente percebidos pelos clientes são preço e qualidade. Os demais, contudo – que serão abordados em profundidade nas postagens seguintes – têm tido importância crescente para determinar as vantagens competitivas das empresas. Entre eles foram considerados a esta análise: flexibilidade de meios de pagamentos, agilidade processual, conforto ambiente, canais de atendimento ao cliente, relacionamento com o público-alvo, disponibilidade e variedade de mercadorias, distribuição e logística, responsabilidade sócio-ambiental e gestão da marca e imagem.

2 comentários:

  1. Oi, Rodrigo!
    Muito interesante o seu blog, faz jus ao nome.

    Já vi algumas matérias que me chamaram a atenção, continuarei lendo.

    Abraço!

    Site Comunidade Literária Benfazeja

    ResponderExcluir
  2. Grande Well, obrigado por sua visita e palavras de apoio meu amigo! Sabe que é meio difícil escrever initerruptamente, mas ao menos de vez em quando procuro explorar algumas das muitas ideias que me chamam a atenção... Espero conseguir seguir discutindo ideias econômicas do seu interesse... e escutando sempre boa música e fazendo bons amigos pelos festivais por aí... Um abração!

    ResponderExcluir