RODRIGUEZ, O. A Teoria do Subdesenvolvimento da CEPAL. Forense
Universitária, Rio de Janeiro, 1981. Prefácio, Cap. I e IX.
Simultaneamente aos
traços de originalidade que marcaram o caráter estruturalista das primeiras correntes
da escola de pensamento da CEPAL, correspondem também limitações ao estudo sobre
a teoria do subdesenvolvimento econômico, principalmente o latino americano, em
que pese à figura de Raúl Prebish, entre os anos 1949-50.
De autoria de
Octaviano Rodriguez, os trechos dessa obra abarcam as contribuições e os primeiros
legados deixados pelos pesquisadores dessa instituição ao estudo da teoria do
desenvolvimento e do subdesenvolvimento econômico. Enquanto as principais formulações
cepalinas avançaram na idéia de que as transformações nas estruturas sociais
geradas pelo processo de industrialização não se expressavam da mesma maneira nos
"países centrais" e na "periferia" global do capitalismo, eles
não foram capazes, ao mesmo tempo, de superar os postulados defendidos pelas correntes
neoclássica e keynesiana em cuja doutrina o desenvolvimento econômico é alcançado
através da elevação da renda per capita e do bem estar material advindos
dos processos de acumulação do capital e da introdução do progresso tecnológico
nos sistemas produtivos.
A partir dos modelos de especialização produtiva e heterogeneidade
estrutural, a corrente cepalina progrediu ao entendimento sobre as causas dos
fenômenos dos desequilíbrios externos – cuja base encontra-se no padrão da
divisão internacional do trabalho e seus efeitos negativos na composição
setorial da produção – e do desemprego. Mais do que isso, tais modelos procuram
explicar, igualmente, as causas correspondentes à deterioração dos termos de
intercâmbio entre países dos centros – caracterizados pela rápida difusão do
progresso técnico na totalidade dos seus aparelhos produtivos – e os da periferia
– que do ponto de vista técnico e organizacional foi reconhecida pela presença
de setores modernos, produtores de bens intercambiáveis de baixa intensidade
tecnológica (alimentos e bebidas), mas que convivam, ao mesmo tempo, com
setores arcaicos em relação ao emprego tecnológico.
Ainda que, nas palavras do autor, "se procure
demonstrar que existe uma tendência à desigualdade entre os dois pólos do sistema
centro-periferia, e que esta é inerente à sua própria dinâmica" (pág. 42),
os modelos ficaram fadados ao erro ao defenderem que o desenvolvimento periférico
seria alcançado à medida que fosse diminuído o atraso técnico existente entre esse
e o centro desenvolvido. O papel do Estado, nessa circunstância, segundo Rodriguez,
ainda que indispensável para planificar a política de desenvolvimento, não passava
por "promover os interesses dos grupos industriais nacionais, com o
objetivo de conciliá-los com os de outros grupos da classe capitalista e de
arbitrar e dirimir os conflitos que surgiam entre eles e os demais grupos e
classes sociais".
Ao entender que a proposta da industrialização era viável naqueles anos para alcançar o desenvolvimento periférico, ou seja, que o subdesenvolvimento era uma interrupção, e não uma ruptura ao desenvolvimento, a corrente cepalina aceitou os postulados neoclássicos e desconheceu a existência da relação básica de exploração entre capital e trabalho – a qual correspondeu processos de concentração e desemprego – sem que avançasse à importância de incorporar ao estudo outras variáveis de influência que os fatores de tipo social ou cultural trazem consigo. Segundo o autor, "o pensamento da Cepal alterou, mas não superou, os marcos da economia convencional".
Ao entender que a proposta da industrialização era viável naqueles anos para alcançar o desenvolvimento periférico, ou seja, que o subdesenvolvimento era uma interrupção, e não uma ruptura ao desenvolvimento, a corrente cepalina aceitou os postulados neoclássicos e desconheceu a existência da relação básica de exploração entre capital e trabalho – a qual correspondeu processos de concentração e desemprego – sem que avançasse à importância de incorporar ao estudo outras variáveis de influência que os fatores de tipo social ou cultural trazem consigo. Segundo o autor, "o pensamento da Cepal alterou, mas não superou, os marcos da economia convencional".
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