Abas/ guias

4 de mai. de 2011

O marketing - Parte 7: as ferramentas para entrega do valor ao cliente (loja virtual, mídia indoor e e-mail marketing)

Loja virtual
Para o consumidor, um site deve ser simples e rápido de navegar, trazendo informações completas a respeito da empresa e dos produtos e serviços por ela oferecidos.A empresa deve considerar os seguintes requisitos para a apresentação do site: ser visualmente/graficamente atraente; disponibilizar informação correta e atualizada; dispor de linhas de chat para incentivar os comentários do consumidor; apresentar um contato gratuito (msn, skype, 0800); realizar transações on-line; investir em promoção on-line para atrair a atenção do público-alvo; oferecer campos de preenchimento de dados dos usuários para identificar o perfil e o hábito de compra do cliente eletrônico e atualizar a bases de dados da empresa.

Em 2010, consumidores movimentaram cerca de R$ 15 bilhões pela web, uma alta de 40% sobre 2009, segundo a consultoria e-Bit. Os Correios, que atendem principalmente as MPEs de e-commerce, aumentaram de 153 para 205 o número de cidades atendidas pelo E-Sedex (serviço de entrega para o comércio eletrônico) nesse mesmo ano. Mas todo cuidado é pouco. Segundo o Procon-SP, queixas sobre entregas fora do prazo mais do que dobraram no segundo semestre de 2010 sobre o mesmo período de 2009, de 2.074 para 5.312.


Mídia indoor

É todo e qualquer tipo de propaganda ou divulgação feita dentro de um estabelecimento, especialmente em locais de espera forçada como: filas, recepções, elevadores, ônibus. Atualmente a mídia indoor se estende ao termo chamado ativação indoor, que engloba toda e qualquer ação que coloca a marca em contato direto com o consumidor.

As Digital Out of Home (OOH) são telas de LCD instaladas em locais de visibilidade estratégica em meio a grandes fluxos populacionais, que exibem informação e/ou entretenimento relevante para o consumidor. As OOHs são instaladas em edifícios comerciais, universidades, bares e restaurantes, hotéis, shoppings, supermercados, postos de gasolinas. Segundo a consultoria Nielsen, as OOHs atingem mensalmente mais americanos (70%) do que vídeos pela internet (43%) ou pelo Facebook (41%).


Mala direta e E-mail marketing

Mala direta é uma estratégia de divulgação de produtos e serviços, ou para fins informativos, baseada no envio de correspondências para o público-alvo. Já o e-mail marketing é um desdobramento da modalidade de mala direta a partir do uso da internet. Por ser mais cara, a mala é utilizada, hoje em dia, para o envio de brindes, ou outros diferenciais que atraiam o cliente.

Para fazer uso do e-mail marketing a empresa precisa ter organizado os dados e informações de contato dos seus clientes para, posteriormente, informá-lo sobre a mensagem a ser transmitida, podendo ser na propagação das promoções de serviços e produtos, ou sobre novidades que despertarão o interesse dos consumidores pela mensagem.

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