Soluções para a mobilidade urbana
deixaram de ser tendências e já são realidade em muitas partes do país,
especialmente em grandes e médias cidades, como nos casos de Sorocaba, no
interior paulista, ou Praia Grande, no litoral do estado. Somente na cidade de
São Paulo, espera-se que a malha cicloviária alcance 400Km até o final deste
ano.
Por se tratar de um cenário novo,
ainda há muita resistência por parte de empresários diante da mudança. Contudo,
invés de ser encarada como um obstáculo, a mobilidade urbana torna-se uma
grande oportunidade para atrair um novo público consumidor, podendo gerar
importantes diferenciais competitivos para empresas, seja na oferta de novos
produtos e soluções, como na melhoria dos processos empresariais.
No que diz respeito aos produtos,
este mês o Sebrae-SP lançou o folheto “CiclOportunidades: pedale e lucre mais
com a mobilidade urbana”, disponível para download, no qual o empresário pode
obter 30 sugestões de novas ideias de negócios associadas ás tendências da
mobilidade urbana, que vão de moda bike
fashion e produção de peças e assessórios a serviços de bike courier e rotas cicloturísticas.
Para quem simplesmente deseja adequar
seu estabelecimento à demanda crescente do público ciclista, tornando-o um
local bike friendly, ou “amigo do
ciclista”, a adoção de práticas de ambientação comercial, como a utilização de
paraciclos, parklets, e a realização de promoções específicas para quem vai de
bike podem torná-lo acolhedor e atraente para este novo tipo de consumidor.
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