Muitos empresários acreditam que inovação é
só para a indústria e grande empresa de base tecnológica. Mas ela é possível
para todos os segmentos e portes e não há necessidade de altos investimentos.
Inovar não é apenas criar um produto
inusitado ou uma nova tecnologia. É preciso desmistificar esse conceito. Uma
empresa pode se tornar inovadora simplesmente fazendo algo que é desejado pelos
clientes.
Além da melhoria em produtos, a inovação está
nos processos de interação com o público final. Por exemplo, uma boa ambientação
remete a todo um universo de conforto e bem-estar que leva o cliente a ficar e
consumir mais. Ter um mix de produtos completos agrega valor ao produto base e
incrementa as vendas com melhores margens. Embalagens diferenciadas, ou
brindes, tanto despertam emoção, como fixam no consumidor o desejo de viver a
experiência de compra novamente.
Outras medidas que trazem bons resultados
estão relacionadas à produtividade, com investimentos na informatização da
empresa, especialmente ao marcar presença na web, com uma loja virtual, que
tanto potencializa as vendas, como cria maior sinergia com consumidores cada
vez mais conectados.
A sustentabilidade é outra
forma de inovação nos pequenos negócios, através de boas práticas que visam à
diminuição ou eliminação do impacto ambiental negativo de suas atividades,
inclusive através da adequação à legislação ambiental vigente.
Como se pode ver, a inovação pode ser
feita de várias formas e é importante para a empresa não ficar estagnada. O
negócio para dar certo precisa ser reinventado constantemente, a partir da
experiência do consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário