Abas/ guias

16 de mar. de 2015

Aumento de ciclistas nas cidades é boa oportunidade de negócios?


Soluções para a mobilidade urbana deixaram de ser tendências e já são realidade em muitas partes do país, especialmente em grandes e médias cidades, como nos casos de Sorocaba, no interior paulista, ou Praia Grande, no litoral do estado. Somente na cidade de São Paulo, espera-se que a malha cicloviária alcance 400Km até o final deste ano.

Por se tratar de um cenário novo, ainda há muita resistência por parte de empresários diante da mudança. Contudo, invés de ser encarada como um obstáculo, a mobilidade urbana torna-se uma grande oportunidade para atrair um novo público consumidor, podendo gerar importantes diferenciais competitivos para empresas, seja na oferta de novos produtos e soluções, como na melhoria dos processos empresariais.

No que diz respeito aos produtos, este mês o Sebrae-SP lançou o folheto “CiclOportunidades: pedale e lucre mais com a mobilidade urbana”, disponível para download, no qual o empresário pode obter 30 sugestões de novas ideias de negócios associadas ás tendências da mobilidade urbana, que vão de moda bike fashion e produção de peças e assessórios a serviços de bike courier e rotas cicloturísticas.   


Para quem simplesmente deseja adequar seu estabelecimento à demanda crescente do público ciclista, tornando-o um local bike friendly, ou “amigo do ciclista”, a adoção de práticas de ambientação comercial, como a utilização de paraciclos, parklets, e a realização de promoções específicas para quem vai de bike podem torná-lo acolhedor e atraente para este novo tipo de consumidor.